top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

Tipos de Extintores de Incêndio


O fogo possui a capacidade de se alastrar rapidamente, passando de um material para o outro. Assim é imprescindível que seu controle seja feito adequadamente, para evitar grandes danos. Pensando nas particularidades de cada chama, em decorrência de sua causa, foram desenvolvidos tipos de extintores de incêndio adequados a cada uma delas. Conhecê-los é fundamental para saber qual usar em cada situação, minimizando os acidentes. Quer entender mais sobre o assunto?

Classe A

Os incêndios classificados como A são os causados por materiais sólidos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc. A principal característica deste tipo de fogo é deixar resíduos, como carvão e cinzas.

Classe B

São classificados dessa forma os incêndios causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se tornam líquidos. Alguns exemplos são gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas, graxas etc.

Classe C

A classificação C é recebida quando há envolvimento de equipamentos elétricos que estejam energizados. Alguns exemplos são geradores, quadros e cabos de força, computadores, transformadores etc.

Classe D

A classe D diz respeito a fogos causados por metais pirofóricos. Ou seja, metais que em partículas finas pode entrar em combustão facilmente. Alguns exemplos são zinco, titânio, urânio e lítio.

Classe K

Os incêndios de classe K são os que ocorrem com incidência de óleo de cozinha e gorduras. Geralmente acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e equipamentos onde essas substâncias atingem altas temperaturas. Gostaria de conhecer qual extintor é mais indicado para cada uma dessas situações? Continue nos acompanhando!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page