No último sábado, dia 27 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial sem Compras (Buy Nothing Day, em inglês). Você já ouviu falar?
A data é celebrada sempre no último sábado de novembro no Brasil e em mais de 60 países. Só nos Estados Unidos e no Canadá, a comemoração é um dia depois do Dia de Ação de Graças.
O Dia Mundial sem Compras foi criado com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre o consumismo excessivo e repensarem sobre novos estilos de vida baseados em um consumo consciente e sustentável. Ele surgiu em Vancouver, no Canadá, criado pelo artista Ted Dave, em setembro de 1992. Posteriormente, foi promovido pela revista canadense Adbusters. Em 1997, a data foi transferida para a sexta-feira após o Dia da Ação de Graças americano, conhecido como “Black Friday” – um dos dias mais agitados de compras nos Estados Unidos. Fora da América do Norte, essa data passou a ser adotada sempre no último sábado de novembro.
Para os ativistas britânicos do Buy Nothing Day, a intenção não é mudar o estilo de vida do planeta num único dia. A ideia é despertar a consciência das pessoas para que percebam os impactos de seu consumo no meio ambiente. Todo consumo causa impacto – positivo ou negativo – na economia, nas relações sociais, na natureza e em cada indivíduo. Ao ter essa consciência, o consumidor pode buscar aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos de seu consumo na hora de decidir por que comprar e de escolher o que comprar, de quem comprar, como comprar e de definir a maneira de usar e, depois, descartar o que não serve mais. O Dia Mundial sem Compras busca, portanto, contribuir para a construção de uma sociedade que promova um maior sentido de vida para as pessoas e o respeito aos recursos naturais e sociais.
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