top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

DIA DE DEFESA DA FAUNA


Desde 1980, o Brasil celebra o Dia da Defesa da Fauna em 22 de setembro.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fauna brasileira é a mais diversa do mundo. Há mais de 100 mil espécies de animais, entre vertebrados e invertebrados, catalogados no país. Apesar dessa biodiversidade, 1.173 espécies brasileiras correm risco de desaparecer da natureza de acordo com o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”, publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2018.

A primeira lista de espécies ameaçadas de extinção foi publicada em 1968 no Brasil. Desde então, cresce o número de espécies ameaçadas. As causas são diversas, mas se devem principalmente aos impactos ambientais da ocupação humana, além da caça, pesca e do tráfico ilegal de animais. Mesmo com a Lei de Crimes Ambientais e a fiscalização, mais de 12 milhões de animais são contrabandeados todos os anos, sendo que 70% vão para o mercado internacional.

Para proteger a fauna dessas ameaças, há diversos instrumentos legais, assim como programas elaborados para promover a conservação das espécies, tanto em nível federal, estadual como municipal.

No Dia de Defesa da Fauna, reforçamos a importância de se reduzir o desmatamento, a caça, a pesca e o tráfico ilegal de animais. Vamos colaborar com a preservação!

Ações que você pode fazer:

· Não comprar animais silvestres não autorizados pelo Ibama;

· Não praticar caça ou pesca ilegal;

· Não soltar animais silvestres na natureza sem a autorização de um órgão competente;

· Denunciar ações de caça ou comércio ilegal de animais silvestres


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


whatsapp-logo-1.png
bottom of page