top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

DIA DA CAMADA DE OZONIO


No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, criado pela ONU em comemoração a um compromisso bem sucedido: o Protocolo de Montreal, lançado em 16 de setembro de 1987. O Protocolo de Montreal é um compromisso mundial, do qual o Brasil é signatário desde 1990, para acabar com o uso das substâncias que destroem a camada de ozônio.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõem a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos, provocando danos à visão, envelhecimento precoce e desenvolvimento de câncer de pele (Fonte: MMA-Ministério do Meio Ambiente).

Ações como essa são mundialmente importantes, um estudo recente publicado na revista Geophysical Research Letters comprova que a diminuição de 0,8% do lançamento desses gases na atmosfera fez com que o buraco na camada de ozônio ficasse menor nos últimos anos (CETESB- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O que você pode fazer para contribuir?

  • Evitar a compra de aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba em vez de frascos pressurizados;

  • Freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado devem ser corretamente descartadas;

  • Compre madeira serrada, madeira compensada e madeira normal que não foram tratadas com brometo de metila. Todas as caixas ou produtos com madeira devem possuir um selo que demonstra como ela foi tratada;

  • Aproveite a época eleitoral e pesquise sobre os planos de governo de cada candidato e verifique se contemplam questões ambientais voltadas para a proteção da camada de ozônio.

E lembre-se: Use protetor solar para se proteger dos raios solares, sempre!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page