top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

COMO EVITAR O PLASTICO NO NOSSO DIA A DIA.


Segundo a ONU Meio Ambiente, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico anualmente ao redor do mundo. Desse total, acredita-se que apenas 14% dos materiais plásticos são recolhidos para a reciclagem, e apenas 9% desse total é realmente reciclado. Um dado assustador, não é mesmo? Organizamos algumas dicas simples e que podem te ajudar a contribuir com a redução do plástico no planeta.

  • Evite usar sacolas plásticas para levar as compras do mercado para casa. Tenha sempre uma sacola retornável de tecido com você, ou opte por levar os alimentos em caixas de papelão do próprio mercado, também reutilizando-as. Caso você não possa recusá-las, utilize ao máximo a capacidade de cada sacolinha, e ao chegar em casa, lembre-se: use-a para acomodar lixo orgânico, ou descarte-a de maneira apropriada em pontos de reciclagem.

  • Prefira consumir produtos em garrafas retornáveis e acostume-se a levar sua garrafa em passeios, para a academia, para o trabalho, para a escola, em reuniões, no seu carro e na sua bicicleta.

  • O pote de plástico faz parte do nosso dia a dia. Propomos que substitua em sua rotina para recipientes de vidro ou aço inoxidável. Além do planeta ficar agradecido, a sua saúde também o fará porque alguns destes objetos podem soltar substâncias nocivas.

  • Até as menores ações podem ter um grande impacto positivo no nosso planeta. Por exemplo, algo tão rotineiro como estender a roupa pode se tornar um ato extraordinário se trocarmos os prendedores de plástico pelos de madeira.

  • Leve seu canudo de inox na bolsa uma alternativa mais viável, já que possuem longa durabilidade, podem ser reutilizados. Costumam ser vendidos em kits, que já incluem limpadores para higienizar.

Os plásticos podem demorar até 500 anos para desaparecer, sobreviverá a nós e aos nossos filhos. A boa notícia é que está nas nossas mãos, pois somos consumidores: podemos reverter esta situação. Temos o poder de conseguir que os fabricantes mudam sua forma de produzir. Como? Modificando a nossa forma de consumir.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page