Gerenciamento de Resíduos
O PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi regulamentado pela PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos e visa a correta destinação dos resíduos gerados pelo empreendimento.
O PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos além de um documento é uma ferramenta de melhoria contínua, realizamos o levantamento, depois criamos um cronograma com indicadores para ser acompanhado durante o ano até a sua revisão.
Outras etapas desse trabalho é a avaliação documental dos fornecedores, busca de soluções viáveis junto aos nossos clientes incluindo metas e melhorias, treinamento de conscientização e apresentação do PGRS.
É através da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que a empresa estará em conformidade com a legislação Lei 12.305/2010, além de ter a oportunidade de lucrar com o reaproveitamento ou com o comércio dos resíduos gerados.
OBRIGATORIEDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO
Após a publicação da CETESB da DD 130/2022 – Termo de Referência para Elaboração do PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, será exigido nos processos de Licenciamento:
-
Para empreendimentos Novos na Licença de Instalação
-
Durante a Ampliação na Licença de Instalação, quando houver alteração na geração de resíduos ou no gerenciamento.
-
Para empreendimentos existentes na solicitação da Renovação da Licença de Operação.
DISPENSA E PLANO SIMPLIFICADO
A apresentação do Plano Simplificado poderá ser apresentada por Microempresas e Empresas de Pequeno Porte desde que não gerem resíduos perigosos.
Em alguns casos a empresa também pode ser dispensada da apresentação do Plano, dependendo do volume de resíduos gerados e do tipo.