top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O AGROTÓXICO


Hoje, 03 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos. Você conhece a história por trás da data? Neste mesmo dia em 1984, 8 mil pessoas morreram e outras 150 mil ficaram intoxicadas devido a um vazamento em um tanque subterrâneo de uma fábrica de agrotóxicos na cidade de Bhopal, na Índia.

Após quase quatro décadas, além de lembrar com respeito das vítimas dessa tragédia, a data nos convida a refletir sobre escolhas e como afetam e afetarão diretamente nossas vidas.

A boa notícia é que essa outra agricultura já existe e tem nome: é a agroecologia! Se esta é uma palavra nova para você, eu explico: a produção agroecológica de alimentos é um verdadeiro pacotão do bem: além de não usar agrotóxicos (o controle de pragas é feito de forma ecológica), ela respeita os processos da natureza e não provoca danos à água, ao solo e aos animais. Ela também leva a sério as relações de trabalho no campo, de forma que agricultoras e agricultores sejam remunerados de forma justa. A agroecologia tem ainda outros princípios valiosos, como o incentivo à biodiversidade e a soberania alimentar, ou seja, o direito que os povos têm de decidir sobre o que irão plantar e comercializar, levando em consideração hábitos e cultura locais.

A demanda por alimentos agroecológicos vem crescendo nos últimos anos, mas ainda representa muito pouco em termos de produção total. Para você ter uma ideia, hoje, a agricultura familiar, a maior responsável pela produção agroecológica, ocupa menos de um quarto das terras usadas para a agricultura no Brasil, apesar de produzir cerca de 70% da nossa comida e representar 67% dos empregos da agropecuária do país, segundo o Censo Agropecuário Brasileiro, de 2017.

Então, se você pode, prefira comprar alimentos agroecológicos. Quando você prioriza o alimento ecológico, também ajuda muitos agricultores familiares. Hoje em dia, você consegue encontrar produtos orgânicos com pouca diferença de preço para os produtos comprados no mercado, afinal você compra direto do produtos e não de intermediários, tendo garantia a qualidade do produto comprado.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page