top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedro Consultoria Ambiental

DDS - Segurança no Manuseio com Paletes



Os paletes são fundamentais na cadeia de logística, e tem como função principal facilitar a movimentação de materiais, seja ele externo ou interno nas empresas, de forma mais segura e ajuda na otimização vertical de produtos.

Além do impacto financeiro, a má conservação dessas peças pode trazer sérios riscos de acidentes aos operadores. Sempre que encontrar uma unidade não segura, com pregos soltos ou outros defeitos, providencie o descarte ou marque-a para reparos. Sinalize sempre a peça com defeito. Um palete com problema quando carregado pode gerar sérios acidentes, colocando em risco até a vida dos trabalhadores.

Algumas dicas simples que garantem sua segurança e de seus colegas de trabalho:

  • Sempre inspecione a peça antes de manuseá-la para evitar machucados em partes soltas ou quebradas;

  • Quando encontrar peças com avarias ou defeitos, sinalize e deixe-as em outro local para conserto ou descarte;

  • Quando for fazer empilhamento ou descarte dos paletes, dê preferência ao trabalho mecânico (utilizando empilhadeira, por exemplo). Caso não seja possível, peça ajuda a mais uma pessoa e respeite as normas de ergonomia. Levante-o dobrando os joelhos e esticando as pernas para não sobrecarregar a coluna.

  • Utilize luvas de couro para proteger as mãos e calçados de segurança para proteger os pés;

  • Ao empilhá-los, certifique-se de que as pilhas estão estáveis, tendo em torno de 1,20 metros de altura em terreno plano.

  • Não deixe os paletes próximos a corredores, portas ou passagens. Isso evita que as pessoas passem por cima delas ou bata nas pilhas.

  • Os paletes podem parecer resistentes, mas a queda pode enfraquecê-los. No caso dos modelos de papelão, é importante ficar atento à umidade nos locais de estocagem. Ela pode enfraquecê-los.


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page