O capacete tem a finalidade de proteger a cabeça contra impacto e ferimento causado pela queda de materiais, seu uso é simples e embora incomode principalmente nos primeiros dias de uso, ele é indispensável para uma proteção completa.
Nos locais com muita ação do vento deve-se utilizar junto com o capacete uma fita que o prenderá a cabeça, essa fita passa em baixo do pescoço evitando a queda do mesmo por ação do vento e inclinação da cabeça essa fita é conhecida como jugular.
O capacete deve ser usado com a aba frontal virada para a frente. O objetivo da aba é proteger o rosto do trabalhador contra a queda de objetos.
– Não use capacete com o casco trincado ou fissurado.
– Não use carneira estragada, pois diminui muito sua eficiência.
– Não use gorros ou bonés embaixo do capacete, afinal, ele não foi projetado para uso assim: O boné ou gorro diminui o poder de fixação da aranha do capacete na cabeça do empregado.
O capacete não foi pensado para ser usado com boné por baixo, isso diminui a eficiência e capacidade de absorção de impacto do capacete.
– Na hora de lavá-lo use sabão neutro, e assim mantenha uma maior vida útil do equipamento.
– Confira sempre o CA (Certificado de Aprovação) do equipamento.
– Um cuidado deve ser tomado a fim de não introduzir objetos entre a carneira e o casco, o que poderia causar pontos da pressão e afetar o desempenho do capacete. Isso diminuiria a capacidade de absorção de energia proveniente do impacto, caso ele venha a ocorrer.
– Comunique ao responsável qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.
– Lembre-se: é melhor o incômodo do capacete na cabeça do que conviver com as sequelas de um ferimento. O uso do capacete pode até ser a diferença entre a vida ou a morte.
Só para lembrar, o funcionário é obrigado por força da CLT e NR 1 a cumprir as normas de segurança e saúde no trabalho, usar EPIs é uma delas.
Comments