O conceito de empresa “aterro zero” surgiu nos anos 70 e tem como objetivo engajar pessoas, comunidades e empresas, a planejarem e gerenciarem seus resíduos com foco na não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade.
Esse conceito foi criado pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA), inspirado nos ciclos naturais de vida, eficientes e sustentáveis. Desta forma, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% de seus resíduos.
Razões para adoção do Aterro Zero em sua companhia:
Minimizar impactos ambientais no solo, água, ar e nos ecossistemas, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde ambiental e provocar irreversíveis alterações climáticas;
Para projetar e gerenciar produtos e processos visando reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;
Para conservar e recuperar recursos naturais;
Para não enterrar resíduos, já que é possível coprocessá-los ou reciclá-los;
Para incentivar o consumo de produtos e serviços com o conceito Resíduo Zero.
Além disso, ao gerenciar seus resíduos de forma a agregar valor, sua empresa possibilita não apenas o cumprimento integral da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como também, ajuda a criar novos postos de trabalho e fecha o ciclo de materiais por meio de uma economia circular.
Desta forma, por meio de um Sistema de Gestão Ambiental eficaz alinhado a um adequado Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), as empresas podem abrir diversas portas e possibilitarem que um simples descarte de resíduos se transforme em um novo nicho de negócios, agregando valor à sua marca e aumentando sua competitividade frente aos concorrentes.
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